Qual o driver do seu projeto?

por Onevair Ferrari em 14.04.2014

Quando se realiza um projeto, é fundamental perceber seus direcionadores. Eles podem estar ligados à necessidade que originou o projeto, ao produto final que o projeto terá que prontificar, às restrições a que o projeto terá que se submeter, ao ambiente em que o projeto será desenvolvido, aos envolvidos na sua realização ou ao negócio em que o projeto está inserido.

Os direcionadores podem variar muito de projeto para projeto, mas sempre há, dentre eles, um que pode ser considerado o principal. Em projetos de óleo & gás muitas vezes é a segurança, em projetos de medicamentos geralmente é a qualidade, em projetos regulatórios frequentemente é o prazo e assim por diante.

Não que outros aspectos possam ser menosprezados, mas este direcionador principal é o que vai influenciar mais fortemente todo o planejamento, execução e controle do projeto e gerar reflexos importantes no produto do projeto, no escopo do projeto, na sua programação, seu orçamento, requisitos de qualidade, necessidades de comunicação, mapeamento de riscos e necessidades de fornecimento do mercado.

A importância de identificar, validar e considerar o driver do projeto é tão grande, que costumo sugerir a meus clientes, que o incluam explicitamente nos documentos de planejamento ou, dependendo da tipologia dos projetos e da cultura de projetos da organização, no próprio documento de abertura do projeto.

Este driver deve ser validado com o patrocinador do projeto, que geralmente faz a ligação entre o projeto e o negócio em que o projeto está contido e que tem mais condições de esclarecer a importância do projeto para a organização.

Cabe ao gerente do projeto informar claramente este driver à equipe do projeto, para que todos possam compreender melhor o planejamento do projeto e para que suas ações possam estar sempre alinhadas com este direcionador principal.

É função do gerente do projeto equilibrar as demandas – por vezes antagônicas – entre os vários direcionadores do projeto e manter a prioridade do direcionador principal.

A avaliação final do sucesso do projeto muitas vezes é feita também com base neste direcionador principal. Mesmo assim, no caminho de muitos projetos que já trilhei, pude comprovar que os direcionadores do projeto geralmente são tratados de forma implícita – como se todos os conhecessem – e raramente são informados e validados de forma explicita, de modo a garantir maior convergência das ações dos envolvidos para o sucesso do projeto.

E você, qual o driver do seu projeto?

Onevair Ferrari, DSc, MSc, PMP é professor, consultor, palestrante, coach em Gerenciamento de Projetos e diretor da Nexor.
© Copyright 2013 Nexor Consultoria e Gerenciamento. Todos os direitos reservados.